loader image

A startup carioca Kuba fabrica fones de ouvido modulares e que podem ser atualizados sempre que há uma nova tecnologia; empresa captou R$ 2,4 milhões para lançar novos produtos

Por Maria Clara Dias
Publicado em 04/01/2022 12:46 | Última atualização em 05/01/2022 10:08
Tempo de Leitura: 5 min de leitura

Em 2014, o jovem Leo Drummond decidiu investir em um mercado em expansão, com poucos players nacionais e que sozinho movimenta 25 bilhões de dólares por ano: o de fones de ouvido. A resposta foi a criação da Kuba Áudio, startup fabricante de headphones que hoje já fatura mais de 3 milhões de reais vendendo fones de ouvido ao lado de grandes empresas como Sony, JBL e Phillips.

A paixão por música é o que levou Drummond a empreender no setor. “Ainda na infância, lembro de trocar os famosos disk men’s em busca do aparelho com o melhor fone de ouvido. Sempre se tratou de uma experiência”, diz o CEO. A relação com a música e o áudio foi se intensificando com o passar dos anos, na medida em que o empreendedor passou a fazer avaliações de fones de ouvido em comunidades do Orkut, extinta rede social.

Dos fóruns, ele criou um blog, um site e hoje tem um canal do YouTube dedicado a essas avaliações — que é também o terceiro maior do mundo.

A ideia da Kuba é revolucionar o mercado de áudio a partir de equipamentos tecnológicos, modulares e de menor custo. Isso significa que todos os fones de ouvido fabricados pela empresa são compatíveis entre si. Mesmo com o lançamento de novas linhas, os antigos aparelhos ainda podem receber peças, atualizações e melhorias na medida em que outros produtos são lançados no mercado, como uma espécie de plataforma “Lego” modular e tecnológica.

A proposta é também acabar com alguns dos percalços comuns aos fones de ouvido, como as falhas em apenas um dos auto-falantes ou o rompimento do fio. Com as peças modulares, um cliente pode substituir apenas as partes que quebrarem, sem precisar comprar um novo produto.

O carro-chefe da empresa hoje é o Kuba Disco, lançado em 2015 e que recebeu novas versões em 2021, incluindo um profissional e um para gamers.

A fabricação dos produtos ficam a cargo do escritório da Kuba na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Segundo Drummond, a operação enxuta facilita a prática de preços muito mais em conta. ”Não temos intermediários como lojistas ou prestadores de serviços logísticos. Por isso, um modelo nosso que custa cerca de 800 reais chega a competir com modelos internacionais de 1.500 reais ou mais”, diz.

Em 2016, a Kuba recebeu 188.000 reais para colocar as primeiras 500 unidades do Kuba Disco na rua. O valor veio de investimentos minoritários de investidores-anjo, entre eles Camila Farani, João Appolinário, CEO da Polishop e Shark Tank, Luiz Quinderé, fundador da Brownie do Luiz, e Carlos Júnior, CEO do grupo de  inovação e investimentos Sai do Papel — pela qual a empresa é acelerada.

De uns anos para cá, a Kuba duplica ou, às vezes, triplica o faturamento a cada ano. A empresa saltou de um faturamento de 350.000 reais em 2018 para 3,4 milhões de reais em 2021. Para 2022, o objetivo é faturar mais de 9 milhões de reais.

Fonte: exame.com

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.